Valid participa do Febraban Tech 2023 com novos cartões reciclados e acessíveis
Banking & Meios
Banking & Meios
Mar 5, 2024

Valid participa do Febraban Tech 2023 com novos cartões reciclados e acessíveis

Valid participa do Febraban Tech 2023 com novos cartões reciclados e acessíveis

ID Tech apresentará produtos e soluções ligados à sustentabilidade e acessibilidade, alinhados com o tema do evento “a bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital”; evento ocorrerá no Transamérica Expo Center


Entre os dias 27 e 29 de junho, a Febraban realiza a 33ª edição do Febraban Tech, evento de tecnologia e inovação do setor financeiro que, neste ano, tem como tema “a bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital.

Valid, ID Tech que atua como desenvolvedora de soluções seguras para ecossistemas de identificação, mobile e meios de pagamento, estará presente demonstrando seus serviços e soluções oferecidos ao mercado financeiro.

Em seu estande, a Valid terá a demonstração 3D de todas as soluções, como seu cartão reciclado, que é feito a partir de aparas de outros cartões com material 100% nacional; seu cartão full metal, dedicado ao público de altíssima renda; seu cartão acessível, com design sensorial de alta durabilidade desenvolvido para que pessoas com deficiência visual consigam diferenciar o tipo de pagamento nele embutido (Touch Card).

Com relação ao cartão reciclado, Cristina Bonafé, diretora de Banking e Soluções da Valid, explica que “a Valid tem algo que nenhum outro concorrente tem no Brasil. Quando falamos de cartão reciclado no mercado, a Valid é pioneira na utilização dos resíduos produzidos no Brasil como matéria-prima. Temos um processo certificado, onde são usadas as aparas do nosso próprio cartão pra fazer outros. Isso demonstra os valores de marca e valorização do que a gente faz”.

Na posição de maior ID Tech do Brasil, outra solução da Valid, que já está muito presente do dia a dia dos brasileiros, é o onboarding, que também contará com demonstrações ao longo do evento. Mais do que entregar uma jornada descomplicada, o uso dessa tecnologia também passa por questões relacionadas à democratização e inclusão dos cidadãos no sistema bancário. No Brasil, 16,3 milhões de pessoas não tinham conta em banco até 2021 (representando 10% da população brasileira).
“Todos os bancos hoje têm soluções de onboarding e a maior preocupação em geral tem a ver com fraude. Quando a gente fala do falso negativo, nosso onboarding tem a menor taxa de erro do mercado”, de acordo com Cristina.

Portal de Documentos

Essa edição da Febraban Tech promete ser ainda maior que nos anos anteriores, gerando uma alta expectativa também pela presença de grandes players do mercado. E a Valid acompanha essa espera ao apresentar tecnologias que já estão em prática, comprovadamente facilitando a experiência e a jornada do usuário.

Assim como os já citados, outro produto bem interessante da Valid, e que é utilizado pelos grandes bancos brasileiros, é o Portal de Documentos. Uma ferramenta omnichannel que agrega todas as informações de um cliente de um banco, trazendo todos dados de produtos que aquela pessoa tem com a instituição. Foi de grande valia para os clientes que buscavam informações para o Imposto de Renda.

Em apenas alguns cliques no site ou app, é possível receber todas as informações necessárias para a declaração. É uma automação da Valid que trouxe mais facilidade para os usuários.

“A jornada do cliente era difícil, então a Valid criou esse portal pensando no consumo das informações dentro do banco. Organizar a jornada do cliente é melhorar a vida do banco. A Valid consegue reduzir muito o custo com a implementação do Portal. Traz mais eficiência”, afirma Cristina.

Sociedade Digital

Um dos temas do evento é Sociedade Digital e suas possibilidades. Em relação a isso, a Valid esteve presente no maior evento de Governo Digital do mundo, o E-Gov Conference, que aconteceu na Estônia, no início do mês, para trocar experiências com grandes referências mundiais sobre o assunto e, também, se colocar como referência no Brasil por suas soluções, que vão desde a possibilidade de ter seus documentos em versão digital até a integração total entre todos os sistemas públicos. Na posição de orquestradora de soluções seguras para o ecossistema de identificação, a companhia já realiza diversos serviços para os governos federal e estaduais no âmbito de identificação multibiométrica e prevenção à fraude.

Em 30 anos, a Estônia aumentou o PIB em 24 vezes por conta de Sociedade Digital. Dobrou só nos últimos 10 anos. Quando simplificamos o acesso de pessoas e empresas para fazer negócio, o impacto sem dúvida é absolutamente grande. Pensar em Sociedade Digital é pensar na sociedade brasileira em patamar de primeiro mundo”, segundo Ilson Bressan, Diretor da Área de ID da Valid.

O Brasil possui uma oportunidade preciosa de desburocratizar seus sistemas por meio da Sociedade Digital, assim gerando mais oportunidades e desonerando parte do PIB – cerca de 2% na Estônia, que é referência no tema, e, por consequência, melhorar a inclusão social potencializando o País. “A premissa da Sociedade Digital é o cidadão ter uma única forma de acesso, para de fato ser a mesma pessoa no município, no estado e no âmbito federal. O potencial de economia, seja por prevenção de fraudes ou duplicidade de processos, temos uma estimativa de que talvez seja mais que 2% do PIB. Porque o nosso sistema é mais burocrático, mais cartorial do que outros países”, aponta Bressan.

Essa abordagem permite que as pessoas acessem informações e serviços governamentais de maneira mais rápida e conveniente, além de promover maior participação na tomada de decisões políticas e a redução de gastos desnecessários. “Como forma de economia para o Estado, não vejo outro caminho senão a Sociedade Digital. O Governo por si só não consegue gerar maior economia do que já tem hoje, senão deixando os processos mais eficientes. De fato, o Brasil pode ser o grande case em escala de Sociedade Digital no mundo. Temos potencial de ser o grande case de salto econômico e inclusão social e digital”, finaliza o executivo.

Confira a matéria completa no Crypto ID