A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Anderson Conceição (IIACM), atendeu nesta quinta-feira (14/11) mais de 100 pessoa
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Anderson Conceição (IIACM), atendeu nesta quinta-feira (14/11) mais de 100 pessoas em situação de rua em uma ação de direitos humanos, igualdade e cidadania para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A Ação Integrada às Pessoas em Situação de Rua foi coordenada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
A desembargadora do TJAM e coordenadora do projeto, Joana dos Santos Meirelles, agradeceu a parceria do Governo do Estado do Amazonas por meio da SSP-AM na participação da ação social.
“A importância dessa ação é porque ela é destinada exclusivamente para a população em situação de rua. E, graças a parceria com o Governo do Amazonas por meio da SSP, estamos nessa ação porque a procura é muito grande pela identidade e eles não conseguem nenhum benefício se não apresentarem esse documento. Fico feliz com essa adesão e com essa disponibilidade do Instituto de Identificação”, disse a desembargadora.
O diretor do IIACM, perito Mahatma Porto, ressaltou a importância da CIN para as pessoas em situação de rua, pois facilita o acesso à cidadania.
“Estamos nesse evento voltado a pessoas em situação de rua, comandado pelo TJAM e com a SSP dando todo apoio, por meio do Instituto de Identificação. Esses atendimentos serão processados com maior celeridade, considerando a situação de vulnerabilidade dos atendidos, a fim de que eles tenham um rápido acesso a sua documentação”, explicou Mahatma.
Esperança
Morando na rua há mais de 20 anos, Diego de Souza, procurou o evento para ter a sua carteira de identidade. “Moro na rua por mais de 20 anos e busco conseguir um emprego. Estou aguardando ansiosamente para retirar o meu documento”, disse.