Saiba quais locais se destacam no ranking de competitividade em gestão pública em 2024
Id & Gov
Id & Gov
Aug 22, 2024

Saiba quais locais se destacam no ranking de competitividade em gestão pública em 2024

Os dados são do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com Seall e Tendências Consult

Florianópolis (SC) e São Paulo (SP) são, respectivamente, a cidade e o Estado com mais competitividade no Brasil em 2024 em levantamento que avalia o resultado da gestão pública implementada por governos locais em áreas como segurança, educação, segurança pública, finanças, entre outras. A capital catarinense, conhecida como “Ilha da Magia”, ocupa a primeira posição no ranking pelo segundo ano consecutivo, estando no "Top 10" em quatro dos 13 pilares avaliados. Já o Estado de São Paulo é o mais competitivo do país pela 13° vez.

Os dados são do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com Seall e Tendências Consultoria, que analisa pilares estratégicos para avaliar o desempenho dos estados. Os documentos foram divulgados nesta quarta-feira (21).

Estados

No ranking dos Estados, a segunda e terceiras posições, atrás de São Paulo, estão Santa Catarina e Paraná. Os piores resultados foram identificados principalmente na região Norte e Nordeste, com Roraima e Amapá ocupando as últimas posições. O Acre, que ocupou o último lugar em 2023, subiu para a 25ª colocação, com melhora em 6 pilares.

De acordo com o levantamento, o Estado de São Paulo, além de ocupar a primeira colocação no ranking geral, também foi destaque, na primeira posição, nas áreas de Infraestrutura, Inovação e Educação. Nos pilares de Sustentabilidade Ambiental e Segurança Pública, o Estado ocupa a segunda e quarta posições, respectivamente, com perda de posição nos pilares de Solidez Fiscal e Sustentabilidade Social (menos uma posição cada), Potencial de Mercado (menos seis posições), Eficiência da Máquina Pública (menos oito posições) e Capital Humano (menos duas posições).

Municípios

No ranking dos municípios, Florianópolis (SC) foi seguida por São Paulo (SP) e Vitória (ES). Os últimos lugares foram ocupados por Belford Roxo (RJ) e Cametá (PA). As maiores mudanças no ranking foram registradas em Rio das Ostras (RJ), que saiu da 375ª para a 217ª posição. Por outro lado, Varginha-MG foi o município que mais perdeu posições, caindo da 59ª para a 228ª colocação.

Esta edição do ranking das cidades analisou a situação de 404 municípios, envolvendo cidades com recorte populacional superior a 80 mil habitantes.

Leia a matéria completa no Valor Econômico