O encontro, realizado na Sala de Reuniões da Seplag, teve como objetivo discutir a interoperabilidade entre os sistemas dos órgãos estaduais.
A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação (Coget), promoveu, nessa quarta-feira (31/7), uma reunião com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e a Secretaria da Proteção Social (SPS). O encontro, realizado na Sala de Reuniões da Seplag, teve como objetivo discutir a interoperabilidade entre os sistemas dos órgãos estaduais.
O titular da Coget, Márcio Morais, destacou que a interoperabilidade é a capacidade de diferentes sistemas ou softwares trabalharem juntos e compartilharem dados de maneira eficaz. Ele ressaltou que esse esforço conjunto não só melhora a prestação de serviços públicos, como também fornece informações essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas.
Durante a reunião, os gestores de Tecnologia da Informação (TI) do Detran, SPS e Pefoce conversaram sobre a integração de suas bases de dados para tornar mais eficientes os processos de emissão da Carteira de Identidade Nacional e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Morais explicou que o objetivo é promover uma maior colaboração entre os órgãos estaduais. “Essa cooperação institucional aprimora a qualidade dos serviços públicos, reduz custos e aumenta a eficiência da administração pública. A interoperabilidade é essencial para o governo digital.”
O gerente de Tecnologia da Informação do Detran, Eduardo Aquino, avaliou a reunião como positiva. Segundo ele, o alinhamento entre os órgãos vai beneficiar os cidadãos e gerar economia para o Estado ao unificar informações, evitando, assim, a coleta repetida de dados em diferentes órgãos. “A Pefoce já vai ter a biometria de todo mundo. Então, o Detran não vai mais precisar coletar a biometria, já tendo a da Pefoce, que é certificada por peritos. Isso acelera o processo de renovação de CNH.”
Para o gestor de TI da Pefoce, Luciano Freire, é muito importante ver que a Seplag está preocupada com a integração das bases de dados. Segundo ele, esse diálogo entre os órgãos trará agilidade ao atendimento dos cidadãos e ajudará a criar políticas públicas mais eficazes.
O gerente de sistemas da SPS, Ernando Paiva, elogiou a iniciativa de fortalecer o intercâmbio entre sistemas e informou que o órgão trabalha em parceria com o Ceará Digital, especialmente nos serviços que oferece à população, como o programa do vale-gás e outras políticas sociais.