CEO DA VALID NA LISTA DE MELHORES CEOs DO BRASIL
A lista a seguir foi elaborada pela Forbes em parceria com o Programa C-Level/CEO da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). As empresas de capital aberto foram filtradas pela metodologia VEC-Criação de Valor considerando os resultados financeiros entre 2010 e 2017; em seguida, as demonstrações de resultados de 2018 foram avaliadas para identificar consistência no último ano. Foram excluídas empresas em que os CEOs assumiram o cargo em 2018 ou 2019, para assegurar que o CEO tenha relação com o valor gerado pela empresa no período avaliado. No caso das mulheres, dada a menor participação feminina nos quadros diretivos, foram priorizados critérios de notoriedade. Participaram do levantamento os professores Oscar Malvessi, João Lins e Gilberto Sarfati, a quem agradecemos.POR CLAUDIA VIOLANTE, DÉCIO GALINA, IURI DANTAS, JOSÉ VICENTE BERNARDO, LUCAS BORGES TEIXEIRA, ROBERTO DUARTE E THIAGO NEYCARLOS AFFONSO SEIGNEUR D’ALBUQUERQUEVALIDÀ frente da companhia global desde maio de 2015, o CEO foca no cliente, busca eficiência de forma incessante e valoriza os funcionáriosInvestindo em diversificação de mercados e inovação tecnológica, ele conseguiu garantir crescimento e faturamento bilionário nos últimos anos. Não abre a fórmula do sucesso, mas revela um tripé que o norteou: foco no cliente, busca incessante pela eficiência e valorização dos funcionários. “É muito simples, mas que tem se mostrado assertivo.”Carlos Affonso Seigneur d’Albuquerque é um administrador por excelência. Formado em economia pela PUC-RJ, tem especialização em gestão avançada na Harvard Business School e MBA em finanças e gestão empresarial no Ibmec-RJ e na Coppead-UFRJ. Mas sua história está muito mais atrelada à segurança digital do que à carreira de executivo. Entrou na Valid em 1996, quando a empresa ainda pertencia a uma multinacional norte-americana, como gerente de tesouraria. De lá para cá, passou por cargos como diretor financeiro e de relações com investidores até chegar, em maio de 2015, à frente da companhia global com faturamento na casa dos dez dígitos.A Valid tem uma trajetória interessante. Chegou ao Brasil em 1957 como uma pequena subsidiária da Thomas de La Rue, empresa britânica de serviços de papéis de alta segurança. Em 1993, foi comprada pela American Bank-note, global de tecnologia em pagamentos, e ganhou sua independência em 2006, com o IPO na Bovespa. Já com capital dissipado, expandiu internacionalmente e assumiu o nome atual em 2010.Hoje a companhia é uma gigante global brasileira com presença em 17 países espalhados pelos cinco continentes e alguns ótimos dados para ostentar: é a maior empresa emissora de documentos de identificação do Brasil, a quinta maior produtora de SIM Cards do planeta e está entre as dez maiores fabricantes de cartões bancários do mundo.O CEO é um dos responsáveis por esse bom desempenho. Albuquerque assumiu a Valid no olho do furacão da crise econômica. Segundo o executivo, a presença global também foi um fator crucial para atravessar a crise econômica no Brasil. “Esse cenário traz dificuldade e risco, mas oferece, ao mesmo tempo, inúmeras oportunidades. Aproveitamos o momento para analisar nossas deficiências e reafirmar nossas expertises.” Houve reestruturação da sede e da sucursal norte-americana, com redução de custos. “Com isso, conseguimos emergir da turbulência da crise muito mais fortes e preparados para um mercado em enorme transformação.”A Valid segue com duas pontas principais de negócios: a área de identificação e segurança, DNA da empresa; e os mercados de cartões de crédito, SIM Cards e impressão de papéis. À frente de 6 mil funcionários, Albuquerque diz focar no fator humano. Formar uma equipe unida e com visão alinhada é, para ele, a principal conquista de sua gestão. “Esse foi um passo fundamental para a longa caminhada que temos. Não buscamos unanimidade, mas convergência: quando definimos o que será feito, seguimos como um time afinado e com clareza dos papéis de cada um.”Essa postura agregadora se dá em sua vida pessoal. De perfil bem-humorado, o carioca de 51 anos coloca estar com a família como ponto fundamental de sua vida. “É com eles que recupero as energias e me inspiro para seguir adiante”, diz. E haja caminho. Com faturamento de R$ 1,73 bilhão em 2018, um dos principais desafios da empresa é continuar a se mostrar relevante para seus diversos tipos de cliente, que vão de governos, bancos e fintechs a varejistas, profissionais liberais e montadoras de automóvel. Cada um, claro, com sua necessidade voltada à segurança.As perspectivas para o futuro são “desafiadoras e motivadoras.” Os bons resultados dos últimos anos fazem com que ele veja o que está por vir com otimismo. “Temos trabalhado intensamente na busca de excelência na compreensão das necessidades de nossos clientes, acompanhando a transformação digital que acontece no mundo. Toda vez que lemos sobre as dificuldades que o mercado enfrenta, vemos que as soluções da Valid fazem ainda mais sentido.” (LBT)